Páginas

segunda-feira, 4 de julho de 2011

O poder da Linhaça!!

Olá garotas antenadas,

como todo mundo sabe segunda-feira é o dia oficial de começar dietas... Pois bem, hoje comecei a minha! O recomendado é sempre buscar orientação de um endocrinologista ou nutricionista antes de cortar tudo do cardápio. É bom também, ter cuidado com algumas dietas e receitas que prometem milagres do tipo perder um monte de quilos em pouco tempo. Para se chegar ou manter o peso ideal precisamos principalmente nos movimentar, praticar alguma atividade física, nem que seja apenas caminhar (vale lembrar que a caminhada não deve ser naquele ritmo tipo "passeio no shopping", sabe?). Devemos ainda diminuir a ingestão de alimentos gordurosos e muito calóricos. Tudo bem, sei que essa é a parte mais difícil... Mas, nessa briga onde a balança parece sempre levar a melhor, existem alguns super-heróis que podem nos ajudar a vencer a batalha. Um deles é a Linhaça.

Usada há mais de 5 mil anos, essa semente do linho, é considerada um alimento benéfíco à saúde. Ela é rica em ácidos graxos essenciais, os famosos ômega 3 e ômega 6, que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares reduzindo o LDL (colesterol ruim) e impedindo acúmulo dele nas artérias. Na composição dela, também estão presentes proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Por isso, auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer (como o de mama), melhora o funcionamento intestinal, contribui para a estabilidade da glicemia em diabéticos e ainda possui propriedades antioxidantes que retardam o envelhecimento celular. A semente passa a impressão de saciedade.

A linhaça é fácil de ser encontrada. Ela é vendida na maioria dos supermercados. Existem dois tipos: a marrom e a dourada, que do ponto de vista nutricional, são semelhantes já que têm os mesmos nutrientes. Porém, a marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido (o que frequentemente exige o uso de agrotóxicos) e possui uma casca mais resistente. A semente dourada é plantada em regiões frias, cultivada de forma orgânica e seu sabor geralmente é mais suave do que o da marrom (ela também é um pouco mais cara).

Agora, é preciso ter alguns cuidados na hora de consumir. A nutricionista, Laís Souza, explica que devemos moer a linhaça antes de associá-la a algum alimento. "A semente moída  traz mais benefícios nutricionais que a inteira, que possui uma casca resistente, difícil de digerir. Uma forma fácil de quebrar as sementes é passá-las em um processador ou liquidificador usando apenas a tecla pulsar para que não vire pó e perca as funções de fibra", orienta. O ideal é triturar apenas a quantidade que deseja consumir naquele momento (se não for possível, reserve as sobras longe da luz no refrigerador).
Podemos utilizar a linhaça em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos... Eu comecei misturando ao iogurte, no café da manhã. Gostei, quase não há alteração de sabor. Há quem prefira consumir na hora do almoço, misturando ao feijão ou usando a farinha dela.
De acordo com a nutricionista, as sementes também podem substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. "Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição."

Laís Souza
Nutricionista CRN6 8019/P
Agora, não vá sair espalhando a linhaça em tudo quanto for alimento, nem várias vezes por dia. O consumo excessivo pode interferir na absorção de outros nutrientes. Além disso, a semente é calórica, cada colher de sopa tem aproximadamente 66 calorias. Se você não dosar, pode ter o efeito reverso. E aí, ponto para a balança! 
Ainda não há um consenso sobre a quantidade que deve ser consumida diariamente. A maioria dos estudiosos sugere a ingestão média de uma a duas colheres (sopa) de linhaça ao dia.  Para facilitar a adaptação e digestão, recomenda-se que a inclusão da linhaça na alimentação seja gradativa. 
É importante ressaltar que os resultados só vão ocorrer se você adotar a linhaça junto a uma dieta equilibrada, seguida por alguma atividade física.
E aí, se interessou? Vamos comentar...
Beijos,
Priscila.

7 comentários:

  1. Rosineide_assis@hotmail.com5 de julho de 2011 às 08:03

    Ja uso ha algum tempo a linhaça e posso segurar que é excelente.Parabens meninas!as inormações me certificaram que estou no caminho certo

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica!!Vou começar a consumir a linhaça.

    ResponderExcluir
  3. Já é a cara da minha mãe!
    Tudo dela é Linhaaaaaaça..

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adoreiii....muito interessante!!! Já consumi a linhaça uma vez, vou voltar a consumir...

    P.s.:muito orgulhosa das minhas primas!!!

    Rauane

    ResponderExcluir
  5. Ótima dica meninas! Eu comprava a que já vem moída, agora vou mudar. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a matéria! a linhaça é mesmo um alimento muito nutritivo, que deve fazer parte da nossa dieta. Dica de consumo: Suco de melancia com água de coco e linhaça dourada (semente)! Uma delíciaaaaa!! saudável, refrescante e, o melhor, nem precisa de açúcar!

    Arrasou Laís!

    Deise Lima

    ResponderExcluir
  7. MUITO BOM ESSE ARTIGO.. VOU COMEÇAR A UTILIZAR A LINHAÇA URGENNTE!!
    PARABÉNS LAÍS!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...