Páginas

terça-feira, 26 de julho de 2011

A guerra contra as olheiras (Parte 1)!

Olá antenadas,

quem de vocês não se estressa com olheiras? Tem dia que elas parecem nos desafiar... Não há compressa de água gelada, creminhos, massagens, corretivo de todas as cores que dê jeito na tal "beira roxa"! Aff, que saco :(

Pior ainda, quando surgem as bolsas embaixo dos olhos. A dupla, que causa aquele aspecto "tô derrubada hoje", é capaz de nos deixar com a aparência mais velha. Gente é sério, as olheiras parecem ter maior impacto do que as próprias rugas e os cabelos brancos. 

Não é a toa, que todo dia surge um novo creminho ou tratamento para vencer essa praga dos tempos modernos. Sim, porque entre as mulheres elas surgem principalmente durante as situações de excesso de trabalho. Coisa bem comum, né, pra quem resolveu "queimar o sutiã" ?



Bem quando pensei em fazer esse post não tinha ideia sobre a quantidade de coisas que teria que abordar. Meninas esse assunto rende, viu? Por isso, resolvi separá-lo por partes. Nesta primeira, convido vocês a descobrirem o que são as olheiras, como elas surgem e alguns tratamentos. Então, vamos lá...

As olheiras são microvasos dilatados que podem ser vistos através da pele. Quanto mais transparente ela for mais escura serão as manchas. Existem vários fatores que influenciam o aparecimento delas. Os mais comuns são:


Hereditariedade - neste caso não tem o que fazer, elas sempre vão existir. Você pode apenas amenizar, mas é preciso está sempre em alerta fazendo algum tipo de tratamento... Ou mudando os hábitos;

Alergias, asma e eczema -  a coceira nos olhos pode contribuir;

Anemia - a falta de ferro, pode contribuir para a descoloração da área debaixo dos olhos. Isso é mais frequente durante a gravidez e a menstruação; 

Fadiga - um estilo de vida acelerado deixa a pele mais pálida, o que faz com que as suas olheiras assumam o protagonismo, permitindo que o sangue sob a pele se torne mais visível.

Idade (lógico que não podia ficar de fora!) –  as olheiras se tornam mais visíveis e permanentes com o passar dos anos, porque quando a gente envelhece, a pele perde colágeno, tornando-se mais fina e translúcida.

Antes de entrar nessa guerra contra as olheiras, lembre-se que elas ficam numa área muito delicada junto aos olhos. É uma área extremamente sensível, sendo a sua epiderme três vezes mais fina do que em todo o rosto. Ou seja, todo o cuidado é pouco! 

Hoje encontramos tratamentos para todos os bolsos. Vamos começar com os mais caros, os que são a laser. O indicado é que você procure uma clínica dermatologica (prefira as que tiverem referência). 

Um novo laser  acaba de chegar ao Brasil, o Genesis Plus®, da Cutera, ele promete tratar olheiras inclusive nas peles negras. São necessárias de uma a quatro sessões, com melhora de 70% do quadro. Mas, isso não impede que elas voltem. É necessário realizar uma nova sessão a cada três ou seis meses, dependendo de cada um. Alguns aparelhos prometem ainda promover um clareamento por até oito meses.  O preço do tratamento pode ultrapassar R$ 1 mil.  

Os ácidos também são muito eficientes. Géis injetáveis à base de ácido hialurônico são capazes de deixar o olhar mais luminoso e a face com a textura hidratada e rejuvenescida. A contraindicação é para quem tem flacidez em toda área ao redor dos olhos. Sua aplicação poderá levar à formação de uma bolsa no local, pesando os olhos. O número de sessões varia. A manutenção deve ser feita 1 vez ao ano ou quando necessário. Se escolher esse tratamento reforçe o uso de protetor solar para não manchar ainda mais a pele. Aqui também é necessário ter a recomendação médica.


Há quem invista na drenagem linfática facial. Um tipo de massagem que  melhora o inchaço do rosto e as olheiras. A pessoa percebe a melhora da expressão, do aspecto da pele. Dá até para atenua as rugas. O movimento é sempre de dentro para fora e também se estende ao resto da face e ao pescoço. Algumas fisioterapeutas e esteticistas usam uns óleos para potencializar o tratamento. O custo pode chegar até R$ 50 por sessão.



Bem, saber de tudo isso já é um bom começo, né? Mas, a guerra continua. Na segunda parte, falaremos sobre os creminhos milagrosos, as receitas caseiras e principalmente a mudança de hábitos que garante o nosso sossego! E você, já testou algum desses tratamentos? Vamos comentar...

Beijos,

Priscila.


Um comentário:

  1. Adorei o post meninas não sabia que Anemia causava olheiras! Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...