Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

Esmalte x Câncer

Oi, antenadas!

 Agora o papo é sério. Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a Proteste, uma entidade sem fins lucrativos, apontou que alguns esmaltes tem substâncias nocivas à saúde. Doze esmaltes de tonalidades claras e transparentes, das três marcas mais vendidas do país, a Impala, Risqué e Colorama, foram analisados. O que chamou a atenção entre os quesitos testados foi a composição. Os resultados foram impressionantes.

Dos doze, sete apresentaram substâncias consideradas cancerígenas na Europa. Entre os componentes estão o nitrotoluene, o tolueno, o furfural e o que tem o uso proibido em cosméticos no continente europeu, o dybutilftalato. A pesquisa não apontou casos de pessoas que teriam sido prejudicadas com os produtos. O técnico da Proteste, disse que nessa concentração dos esmaltes, eles não são cancerígenos. Mas, se usado toda semana, a longo prazo, a pessoa pode ter reações como alergias, dermatites ou problemas mais sérios.

De acordo com a Associação, os componentes não são regulamentados pela Anvisa, portanto, os fabricantes estariam de acordo com a lei. Mas, como existem testes na Europa sobre o assunto, a Proteste enviou a pesquisa à Vigilância solicitando que a legislação seja revisada. 



Agora, vamos ao que nos interessa ainda mais: saber quais foram reprovados. O estudo mostrou que os esmaltes da Colorama e os hipoalergênicos da Risqué passaram no teste. Já as cores Branco Puríssimo, Renda e Paris (ai meu Deus, as que mais usamos), contém nitrotoluene e tolueno em quantidades próximas ou no limite permitido pela Comissão Européia. Da Impala, as cores Branco, Cigana, Top Blanc e Branco Hipoalergênico também teriam sido reprovadas por conter dybutilftalato na fórmula.

As empresas se pronunciaram. A Risqué, em nota oficial, afirmou que não há perigo nos produtos da marca, pois são válidos na Anvisa e cumprem todas as determinações exigidas pela legislação brasileira. A Impala disse que o componente dybutilftalato tem uso permitido em esmaltes no Mercosul e que todos os itens da linha hipoalergênica passam, no laboratório da empresa, por testes clínicos de sensibilização cutânea e fotoalergia, seguindo a regulamentação da Vigilância Sanitária.

Bom, tá dado o nosso recado. Não custa nada olhar o rótulo da embalagem, não só em relação aos esmaltes, mas a qualquer produto que consumimos. Uma dica legal é deixar as unhas um tempinho sem esmalte para respirar um pouquinho.

Lorena e Priscila.

2 comentários:

  1. Meninas, muito boa essa matéria. Confesso que ao ler o texto e chegar na parte das cores, fiquei impressionada. Duas delas estão na minhas unhas essa semana:branco puríssimo e paris. Meu Deus! Enfim.... sempre é bom mesmo tomar cuidado com os esmaltes. Eu mesma quando não retiro o produto das unhas dos pés, fico com manchas brancas. Valeu pela dica!!! Vocês arrasam. beijos Anne Michelle Barretto

    ResponderExcluir
  2. Simpatia Para Emagrecer:
    Numa quarta feira pela manhã coloque meio copo de água e dentro dele o número de grãos de arroz correspondentes aos quilos que você deseja perder. Não coloque grãos a mais do que você deseja, porque os quilos perdidos não serão recuperados depois.


    À noite, beba a água, deixando os grãos de arroz. Complete novamente o copo com água.
    *Na quinta feira pela manhã, em jejum, beba a água, deixando os grãos de arroz, completando novamente com meio copo de água.
    *Na sexta-feira pela manhã, em jejum, beba a água com todos os grãos de arroz.


    Importante:

    1: Conserve o mesmo copo durante o processo.
    2: Não faça regime pois a simpatia é infalível.
    3: Tire o número de cópias correspondente aos quilos que deseja perder. Por exemplo: se você quiser perder 7 quilos (kilos), faça 7 cópias.
    4: Comece a simpatia numa quarta feira, após distribuir as cópias (pode ser publicações em sites).
    5: Publique na mesma semana.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...