Páginas

terça-feira, 3 de maio de 2011

Como evitar as Varizes

Olá meninas antenadas,

hoje quero falar com vocês sobre varizes. Tenho uma perto do joelho que já me incomoda há algum tempo, mas contrariando os conselhos da minha mãe, nunca tive coragem de mexer. O fato é que ela, de maneira discreta, tem se espalhado. Por isso, finalmente fui a um angiologista, nessa segunda-feira. Falei sobre a consulta no trabalho e provoquei uma avalanche de reclamações femininas. O problema é bem  mais comum do que eu pensava. Depois das queixas, o pedido para comentar sobre isso no blog foi unânime! Então, vamos lá...

As varizes, geralmente, surgem nos pés, pernas e coxas. As maiores provocam dor, cansaço e sensação de peso nas pernas. Algumas pessoas, como eu, apresentam minúsculas ramificações avermelhadas que provocam apenas desconforto estético (apenas não, né? Vamos combinar que incomada muitooo!!).

Elas surgem quando as veias se dilatam e perdem a elasticidade, permitindo que o sangue fique parado dentro delas. Por causa dos hormônios femininos, as mulheres são as mais atingidas.

Entre os fatores de risco estão hereditariedade, tabagismo, obesidade e exposição excessiva ao calor. Para alguns pesquisadores reposição hormonal e anticoncepcionais também aumentam o risco. Normalmente, as varizes surgem a partir dos 30 anos e pioram com o tempo. Mesmo sendo pouco frequentes, os "vasinhos" também podem aparecer em pessoas mais jovens (eu tinha que ser exceção! tsc, tsc... )

Nos casos simples, o tratamento é feito através de injeções de medicamentos, as famosas aplicações. Outra opção é o uso do Laser. O método tem limitações, sendo aconselhável apenas para eliminar aquelas varizes fininhas. É importante dizer que essa é uma opção cara e só pode ser feita por um especialista já que pode ocasionar manchas brancas na pele. 

PREVENÇÃO

Aí você pergunta: como prevenir? Fiz esse questionamento ao médico e ele me respondeu que não há muito o que fazer. Mas, me alertou sobre alguns remédios que prometem resolver o problema. Segundo ele, esses medicamentos não funcionam!! Diante do meu desespero, me deu algumas dicas como caminhar, praticar exercícios físicos sem fazer uso demasiado de peso nas pernas, usar meias elásticas durante a gestação ou em atividades em que se permaneça muitas horas em pé, e tentar manter um peso corporal adequado. Aproveito para acrescentar aqui uma dica da vovó que sempre que pode pendura as pernas para ajudar na circulação.
Espero ter ajudado a diminuir as dúvidas de vocês. Ainda não comecei o tratamento. Mas, logo logo vou fazer as aplicações. Prometo relatar essa experiência. Ah, também estou aberta a sugestões. Comentem!
Bjus,
Priscila Assis.

5 comentários:

  1. Priprica, eu devo servir de consolo p vc! kkkkk
    Faço ESCLEROTERAPIA desde adolescente...uns 15 anos talvez. A herança genética é BRABA: minha mãe já fez bem umas 2 cirurgias... Na ultrassom que o médico recomendou das pernas ano passado, um dopler, constatou o que outros especialistas já haviam dito: preciso operar o quanto antes! Se engravidar antes disso, terei q usar meia a gravidez inteira. E ainda tomo anticoncepcional, POUCO HORMÔNIO p fazer as veinhas crescerem mais e mais.......... AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH vou chorar! Bem, a próxima consulta e a primeira na nova cidade, é próxima sexta (13). Aí eu te conto tb como foi! rsrs amo-te!

    ResponderExcluir
  2. Priscila, também é bom lembrar que a drenagem linfática manual é uma ótima opção associada as outras dicas que você deu!!A drenagem melhora a sensação de peso e o "inchaço" das pernas.Bjos

    ResponderExcluir
  3. Priii...
    Doi muito as aplicações!!!!
    Eu fiz e toda vez que eu ia era um sofrimento! rsrsrsrs

    Beijoss
    Luana Chiara

    ResponderExcluir
  4. Simpatia Para Emagrecer:
    Numa quarta feira pela manhã coloque meio copo de água e dentro dele o número de grãos de arroz correspondentes aos quilos que você deseja perder. Não coloque grãos a mais do que você deseja, porque os quilos perdidos não serão recuperados depois.


    À noite, beba a água, deixando os grãos de arroz. Complete novamente o copo com água.
    *Na quinta feira pela manhã, em jejum, beba a água, deixando os grãos de arroz, completando novamente com meio copo de água.
    *Na sexta-feira pela manhã, em jejum, beba a água com todos os grãos de arroz.


    Importante:

    1: Conserve o mesmo copo durante o processo.
    2: Não faça regime pois a simpatia é infalível.
    3: Tire o número de cópias correspondente aos quilos que deseja perder. Por exemplo: se você quiser perder 7 quilos (kilos), faça 7 cópias.
    4: Comece a simpatia numa quarta feira, após distribuir as cópias (pode ser publicações em sites).
    5: Publique na mesma semana.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...