Páginas

terça-feira, 21 de junho de 2011

Cuidados com os cabelos no inverno

Oi antenadas,

a partir de hoje começa o inverno, de acordo com o calendário das estações. A época mais fria do ano tem um ar romântico e vem sempre cheia de coisas gostosas como chocolate quente, founde... Mas, assim como no verão, não podemos descuidar do nosso corpo. Não estamos falando só dos quilinhos extras que a gente acaba ganhando...É que o friozinho pode provocar vários problemas.  Vocês sabiam que os nossos cabelos são afetados por essa mudança climática?


Pois é, a queda dos fios fica mais acentuada no frio e o couro cabeludo propenso à doenças. Tudo por causa do excesso da oleosidade. Mas, esses transtornos podem ser minimizados. Bastar adotar alguns hábitos. As dicas são do Núcleo Capilar Patrícia Maciel:

Na hora do banho

Evite a água muito quente do chuveiro. Ela potencializa o cloro que prejudica os cabelos e provoca o ‘efeito rebote’. Quando se tira bruscamente a oleosidade (presente no cabelo sujo, aquele aspecto “lambido”), ela se reproduz ainda mais, pois as glândulas sebáceas aceleram a produção. A água quente também potencializa a ação dos metais existentes nas tubulações. O resultado é o aumento da oleosidade e a proliferação de fungos que favorecem o ressecamento, a queda dos cabelos, a caspa e a seborréia. Portanto, o ideal é utilizar água morna à 20°C.


Durante as refeições

Evite os alimentos muito calóricos. Eles também colaboram para o aumento da oleosidade. Prefira as opções mais saudáveis. O segredo é fazer aquele prato bem colorido.
Fique esperta:
A vitamina C, por exemplo, presente em frutas cítricas e tomate, é um antioxidante importante para o organismo. Ela melhora a irrigação sanguínea e com isso estimula o crescimento dos fios.
Já a vitamina A controla a produção de sebo no couro cabeludo e está presente em alimentos como óleo de fígado de peixe, espinafre, cenoura, gema de ovo, vegetais amarelos ou verde-escuros, melão e pêssego, cenoura, mamão, abóbora e acelga. 



Esses mesmos benefícios também podem ser encontrados nas vitaminas do complexo B, que auxiliam ainda a renovação celular. Elas estão presentes nas carnes magras, peixes, frutos do mar, leite, vegetais folhosos, legumes, grãos e nozes, cereais (arroz integral, aveia, trigo), ovos, semente de girassol, ervilhas, repolho e agrião.




Se o seu desejo for fortalecer o cabelo, é bom comer carnes vermelhas e brancas, fígado, frutos do mar, gérmen de trigo, cereais integrais e peixes de água salgada. Todos são ricos em Zinco, Cobre, Ferro, Iodo e Selênio. 
A vitamina F (ácidos graxos essenciais) Ômega 6 e Ômega 9 são supereficientes no combate a caspa. Vocês podem encontrá-las no abacate, azeite, sementes de linhaça, sementes oleaginosas e peixes gordos, como salmão, atum, sardinha etc.


Não use boné, lenço, touca ou chapéu.

O uso desses acessórios com freqüência pode impedir a ventilação do couro cabeludo, causando ainda mais oleosidade e a proliferação dos fungos.

Agora, que você já sabe como evitar a queda excessiva dos fios, nada de marcar bobeira! Não esqueça que mulher também pode ficar careca (um pouquinho de terrorismo se transforma sempre em estímulo!!rsrsrs)

Beijos,

Priscila e Lorena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...