Páginas

domingo, 19 de junho de 2011

Fuja do cheiro de mofo e das manchas nas roupas

Olá antenadas,

queremos compartilhar com vocês uns segredinhos de dona-de-casa que descobrimos um dia desses sobre como tirar poeira, manchas e o cheiro de mofo das roupas guardadas. 


Nesta época do ano, a gente costuma tirar do fundo do guarda-roupa aquelas peças que são mais quentinhas, como blusa de manga longa, casacos, cobertores... e, o mais comum é passar por esses transtornos. Quando se é alérgico o problema fica ainda maior.

Por isso, devemos lavar tudo antes de guardar por longo tempo. A dica principal é colocar as peças com alguma proteção, como sacos ou capas de TNT. Mas, atenção: nunca use sacos plásticos, que provocam umidade e, consequentemente, o mofo. É recomendável ainda deixar as roupas arejando em local ventilado uma vez por mês.


Nada de colocar ao sol. Ele pode danificar as fibras dos tecidos, queimando ou deixando que elas fiquem amareladas. Adotando esses procedimentos, você pode usá-las ao retirar do armário, sem precisar lavar.
Outra dica é com relação a lavagem das roupas. Mesmo aquelas mais pesadas, que são utilizadas com bastante freqüência, tipo jeans, devem ser lavadas assim que apresentarem qualquer tipo de sujeira.
Artigos de couro, como casacos, calças, jaquetas e luvas, devem ser levados de tempos em tempos para uma lavanderia onde serão submetidos a um procedimento adequado de limpeza e higienização. Para conservá-las por mais tempo a dica é nunca guardar as peças quando estiverem úmidas – vale tanto para chuva como para o suor.
O correto é arejar e deixar secar de um dia para outro para então guardá-la. Quando a peça for ficar no armário por longo período, o ideal, é protegê-la com a capa escura de TNT e a cada 30 dias por em local fresco e com sombra. Se quiser deixar um pouco no sol, não remova a capa de TNT.


A vida útil do couro pode ficar comprometida quando a peça está excessivamente suja e não é lavada imediatamente. Nesse caso, a lavanderia especializada é capaz de remover a sujeira, hidratar e reavivar a cor original de uma peça de couro. Se uma peça chega muito comprometida, há processos como tingimento e re-hidratação que podem recuperar até 80% de sua aparência original.
Os cuidados também devem estar voltados para as roupas de cama, como cobertores e edredons. 
É bom lembrar que as mesmas precisam de uma atenção especial. Sabe os ácaros? Aqueles microorganismos grandes causadores de alergias respiratórias muito presentes no inverno? Pois é, eles são invisíveis e se alimentam da descamação da pele humana. Por isso, é imprescindível que se lavem cobertores e edredons frequentemente.

Também é necessário cuidar dos travesseiros, pesquisas indicam que cerca de 30% do peso dele é composto por excremento de ácaros, o que pode causar doenças (que nojo, né?).

Viu só como é simples? Então, trate de fazer destas dicas um hábito e dê adeus ao mofo!!

Beijos meninas,

Priscila e Lorena.

Um comentário:

  1. Oi meninas, amei o blog de vcs e já estou seguindo...
    Esse post em especial, tem tudo a ver com o meu blog www.vozembomsom.blogspot.com pois mofo e poeira são inimigos da nossa voz principalmente para aqueles que são alérgicos. Convido vcs para visitarem o voz em bom som. bjos

    ResponderExcluir