Páginas

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Maquiagem infantil na mira da Anvisa!!

Oi, antenadas!!

Estava navegando na net, entre uma folga e outra, e me deparei com essa notícia no site do G1. Hoje, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, abriu uma consulta pública com novas regras para cosméticos e produtos de higiene específicos para crianças, tipo esmaltes, maquiagens e até desodorantes. As indicações e proibições podem ser acessadas pela população nos próximos 60 dias no site do órgão. 

Uma sombra para os olhos só pode ser usada por crianças a partir de 3 anos e mesmo assim precisa ser aplicada por um adulto. Desodorantes para axilas e pés pode a partir dos 8 anos, mas não pode ser aerosol (por causa dos olhos), nem ter ação antitranspirante e o ideal é que o sabor seja amargo, para evitar que eles queiram colocar na boca. Se bem que desodorante pra axila, pra quê uma criança deve usar? Os médicos mesmo, dizem que o odor produzido pelas glândulas é mais comum na adolescência. Então deixem eles usarem quando estiverem maiores.

Outra ótima iniciativa da Anvisa é que esses produtos próprios para crianças não tenham apelo que incentive a compra, como desenhos, imagens de artistas, nomes e cores. (Eu agradeço, rsrs. Nada que atraia minha filha, por favor). Além disso, a remoção deles precisa ser fácil, com uma simples lavagem com água, sabonete ou xampu.

Quanto aos esmaltes, não use os dos adultos. É uma exposição muito precoce a substâncias tóxicas, que podem causar coceira e alergias no futuro, até por que essa é uma fase em que o sistema imunológico, das defesas, ainda está se formando.

No texto, a Anvisa ainda pretende regulamentar um reparador de pontas específico para os cabelos das crianças. Segundo a notícia publicada no G1, a dermatologista entrevistada acha que aí já é "forçar a barra", pois os fios são iguais na infância e na vida adulta. Ela diz ainda que o cabelo é uma proteína morta, só a raiz é viva. Por isso que, quando a gente corta, não sente dor. Então pessoas de qualquer idade podem usar um óleo de silicone, de argan.

Tá dado o recado! Agora, vamos comentar...

Lorena.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...